.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Projeto promove a educação ambiental por meio da música orquestral


No momento em que se compreende ser a integração entre as diversas áreas do conhecimento essencial à formação do indivíduo e ao resgate do potencial humano, tem-se um terreno fértil para o surgimento de novas e frutíferas ideias. É nesse contexto que a OSC Redegeoambiental, situada no bairro Palmeiras, em Belo Horizonte, apresenta a proposta de trabalho em Educação Ambiental utilizando a música orquestral como agente mobilizador. O projeto Orquestra Parque, que parte de um amplo conceito de educação ambiental, é a primeira Orquestra de Parques do Brasil, e acontece no Parque Jacques Cousteau, no bairro Betânia, em Belo Horizonte, junto às escolas da região.

Promovido desde 2013, o projeto teve a sua primeira execução na E.E. Professora Maria do Socorro Andrade como projeto pedagógico, sendo apresentado em seguida na Virada Educação no ano de 2015 e conquistando um prêmio no valor de 50.000 (cinquenta mil reais), concedido pela SEE, para o desenvolvimento das atividades. Atualmente, o Orquestra Parque promove ações nas escolas estaduais próximas ao Parque Jacques Cousteau, tais como a Manuel Casasanta, Dom Cabral e também a Escola Municipal Mestre Ataíde, oferecendo aulas teóricas e de técnica de instrumento para formação do grupo musical da unidade de ensino. As aulas são ministradas por dois músicos profissionais e monitores. A regência é do Maestro Hércules Azevedo (formado pela UEMG). Para os estudantes de música da UEMG que participam das atividades do projeto, é emitida uma declaração para fins de comprovação de atividades complementares de graduação (comumente chamadas ACG).


Visando promover a educação ambiental e musical e uma cultura de paz nos parques e nas escolas, formando os grupos musicais dessas unidades de ensino, as aulas de música são abertas à comunidade, também convidada a compor a Orquestra Parque Sagrada Geração. A participação é totalmente gratuita, havendo apenas as seguintes exigências: ter o instrumento que pretende aprender ou executar, participar das aulas, compor o grupo da orquestra e incorporar e divulgar os princípios da educação ambiental e da paz. As atividades, voltadas para crianças, jovens e adultos, são realizadas aos sábados (manhã e tarde) e aos domingos (manhã) na área do Parque e também nas escolas parceiras, havendo ainda a possibilidade de ampliação para o contraturno.

O Orquestra Parque dispõe de dois músicos profissionais, graduados e voluntários, que promovem o ensino da música e regência da Orquestra. Não obstante, considerando o louvável crescimento do projeto, que já conta com quatro escolas parceiras, o mesmo demanda ainda de mais voluntários.

Nesse âmbito, focados na ampliação do projeto, os seus idealizadores buscam parceria e apoio junto a instituições dedicadas à arte e à cultura de modo geral. Assim sendo, quem quiser contribuir para a expansão da primeira orquestra de parques do Brasil, pode fazer contato através do endereço de e-mail redegeoambiental@yahoo.com.br ou pelo WhatsApp (31) 998-079-149 (falar com Rodrigo).

Os envolvidos

Rodrigo Bolivar é presidente da OSC Redegeoambiental (REGABH) e professor na E.E. Manuel Casasanta e na E.E. Professora Maria do Socorro Andrade, localizadas na região oeste e pertencentes à Metropolitana B. Ele é também coordenador e idealizador da Orquestra Parque Sagrada Geração, sendo ainda o propositor do projeto junto às escolas.

No que tange à Orquestra, a regência fica por conta do Maestro Hércules Azevedo, formado pela UEMG, que ministra as aulas ao lado do Prof. Fábio Meneghesso – também professor na E.E. Alzira Albuquerque –, e dos monitores. A saber: Weider Alef Cardoso, monitor de música na área de guitarra acústica, estudante de música da UEMG e ex-aluno da E.E. Manuel Casasanta; Thais Cardoso, aluna formanda na E.E. Manuel Casasanta e vestibulanda de música na UFMG, e Alice Gonçalves, aluna do Ensino Médio da E.E. Manuel Casasanta, ambas monitoras de violino.


A orquestra é composta por Bianca Caires (flauta transversal), 10 anos de idade, e Paola Caires (flauta doce), 8 anos, ambas alunas da E.E. São Bento, bem como pelos jovens Filipe Melo, Guilherme Said e Arthur Moreira, alunos da E.E. Manuel Casasanta, além de outros membros da comunidade.

O projeto conta também com uma equipe de comunicação formada por Welerson Morais, professor universitário; Ângela Fernandes, professora universitária; Elmo Gomes (radialista).

O parque

O Parque Jacques Cousteau
Endereço: Rua Augusto José dos Santos, 366 – CEP 30580-100 – Betânia, Belo Horizonte, Minas Gerais
Telefone: (31) 3277-5972
Horário de funcionamento: diariamente, das 07h00 às 19h00.
__________
Texto: Adaptado da OSC Redegeoambiental
Fotos: OSC Redegeoambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!