.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


sexta-feira, 1 de setembro de 2017

DIRE B apresenta levantamento das atividades realizadas no 1º/2017


A Diretoria Educacional DIRE B, da Metropolitana B, vem se valendo de diversas estratégias e instrumentos com o intuito de ajudar as escolas na viabilização do compartilhamento de responsabilidades pela formação tanto acadêmica quanto cidadã de nossos estudantes. Algumas das estratégias que vêm dando certo são as parcerias, os encontros de formação e as visitas técnicas ás escolas. Essas visitas estão ocorrendo, a princípio, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que é a Base da Formação de nossos estudantes.

Quanto aos Encontros de Formação, um dos mais recentes foi realizado no período de 09/05/17 à 15/05/17, no formato de oficinas. Intitulado de Gestão da Informação, o ciclo de oficinas foi ministrado pela técnica Aniele Damasceno Gomes, do NTE/DIRE B, envolvendo práticas e orientações sobre gerenciamento do e-mail institucional e compartilhamento de informações dentro das escolas, de modo a propiciar que as mesmas dialoguem com maior eficácia com seus pares. A Diretora Pedagógica Fátima Maria Gonçalves, que esteve presente em todas as oficinas, ressaltou junto aos diretores escolares que esse diálogo cria elos/sentimentos de pertencimento e fortalece as relações interpessoais dentro do espaço escolar. Fátima frisou ainda a importância de envolver todos os funcionários da escola nesse diálogo, sem distinção, formando assim uma rede de colaboradores, atores pertencentes a uma mesma escola, uma mesma rede educacional, para que a autoestima possa superar os desafios do dia a dia.


Outro encontro ocorreu no dia 29/06/17, na Escola Estadual São Rafael, em Belo Horizonte, quando todos os diretores e secretários da educação dos 11 Municípios foram convidados a participar de um encontro motivacional sobre o Prêmio Gestão Escolar (PGE), coordenado pela técnica Simone Cristina da Silva e pela diretora educacional da DIRE B Fátima Maria Gonçalves. Durante o encontro, Fátima solicitou aos diretores que focassem nas ações exitosas existentes em muitas de nossas escolas, dando maior visibilidade aos seus afazeres pedagógicos.

Também nesse encontro foi abordada a parceria com a IV Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura (FECITEC/UFV – Campus Florestal), que ocorrerá no dia 21/10/2017, no campus Florestal, das 12 às 17 horas. Nesse âmbito, será feita a seleção de 20 escolas para que nossos alunos possam vivenciar o momento de empreendedorismo no campus da Faculdade de Florestal, concorrendo ao Prêmio Melhor Projeto Científico. Essas 20 escolas deverão entregar até dia 23/09/17, na SRE/DIRE B, uma resenha de cada um dos dois projetos concorrentes. Para além dessas 20 escolas, outras também poderão se inscrever na modalidade ampla concorrência através do endereço https://goo.gl/pqw3VK, no período de 01/08/17 a 02/10/2017. O evento acontecerá no dia 21/10/2017, das 12 às 17 horas, no campus Florestal da UFV.

Na oportunidade, a diretora educacional da DIRE B apresentou a diretora da E.E. São Rafael, Sra. Juliany de Fátima, que falou das ações do instituto e das possiblidades de parcerias e cursos presenciais e online para professores de apoio das escolas que trabalham com a Educação Inclusiva.


No período de 03/07/17 a 07/07/2017, os Eixos Ensino Fundamental e Médio se reuniram com as 210 escolas para realizar oficinas com representantes dos segmentos de pais, alunos, supervisores e professores sobre o “Programa de Convivência Democrática: fazer da escola um ambiente mais democrático e plural”. Tal programa pretende fazer da escola um espaço onde a discussão e a luta por uma educação de qualidade se pautem, também, no respeito e no reconhecimento da diversidade. Com a participação de representantes da comunidade, será construído o Programa de Convivência Democrática de cada escola, que deverá ser apresentado a toda comunidade escolar no dia 23/09/2017, na Virada da Educação.


Ocorreram entre os dias 10/07/17 à 15/07/2017, na cidade de Arcos/MG, os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), fase regional, coordenado por Cledmar de Fátima Teixeira Canuto, da DIRE B. Nesse evento, tivemos a participação de escolas da Metropolitana B, de escolas municipais e de escolas particulares. Foram classificadas 12 escolas de nossa jurisdição, sendo dessas três estaduais. São elas: E.E. Elias Salomão, de Mateus Leme, no Módulo I e Módulo II, na modalidade Voleibol/Masculino; E.E. Prof. Raymundo Candido, de Esmeraldas, na modalidade Futsal/Feminino; E.E. Nossa Senhora do Carmo, de Betim, nas modalidades Vôlei de Praia Feminino e Masculino e Voleibol/Feminino. Essas doze escolas foram para a fase estadual na cidade de Uberaba, ocorrida entre os dias 31/07/17 e 05/08/2017.


O último encontro do 1º/2017 foi realizado entre os dias 10/07/2017 e 14/07/2017, na Escola de Formação (Magistra), em formato de oficinas pautadas na avaliação semestral e proposta para a construção de um documento norteador que alinhe os trabalhos pedagógicos das 210 escolas da Jurisdição da Metropolitana B. Fátima Maria Gonçalves, diretora educacional da DIRE B, ressaltou que as grandes diferenças entre as escolas estaduais e até mesmo entre os turnos de uma mesma escola são um grande dificultador das relações profissionais e interpessoais, impedindo resultados mais significativos no aprendizado dos discentes. Durante todos os encontros foi apontado e pactuado com os presentes que a organização é extremamente necessária e que as escolas precisam ter um alinhamento, respeitando as especificidades de cada instituição/escola, mas sempre tomando como base as leis e resoluções vigentes. No caso em questão, a Resolução SEE nº 2197/2012 e demais normativas e documentos orientadores vigentes. Vale ressaltar que escolas munidas de organização trazem em seu cotidiano a humanização, o pertencimento, o empoderamento e a leveza de um trabalho bem estruturado. Uma escola em que todos são envolvidos no processo educacional, se pautando na coerência entre seus propósitos e a filosofia da escola – ensinar, humanizar e transformar – alcança resultados mais exitosos na aprendizagem dos estudantes.


Essas oficinas deram origem a sugestões para esse alinhamento e, em seguida, foram condensadas e discutidas com todos os inspetores escolares da Metropolitana B. Frente à viabilidade, tais sugestões serão transformadas em um documento norteador de todas as escolas da Metropolitana B.
__________
Texto: Equipe da Diretoria Educacional DIRE B
Fotos: DIRE B / SRE Metropolitana B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!