.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Projeto Vida Longa firma o compromisso da E.E. Padre Camargos na construção de uma cultura mais pacífica


A Escola Estadual Padre Camargos desenvolveu o Projeto Vida Longa, criado pelo professor de História, Daniel Silva, com o objetivo de mobilizar os jovens e a comunidade a favor da paz. Na culminância do projeto, a escola reuniu, aproximadamente, 600 pessoas para uma caminhada no entorno da escola. O projeto foi divulgado pela imprensa e teve grande repercussão na cidade de Contagem.

Pais, alunos, educadores, lideranças políticas, religiosos, artistas e comerciantes se empenharam na realização do evento, que teve concentração em frente à escola, na rua Rio Comprido, de onde os discentes seguiram pelas ruas do bairro Riacho das Pedras, em Contagem, que figura entre as cidades mais violentas do estado. Um das faixas erguidas pelos alunos durante a caminhada, confeccionada pela turma 901, tinha estampados os dizeres de Mahatma Gandhi (1869-1948): “Não existe caminho para a paz. A paz é o caminho”. Outra faixa, elaborada pela turma 904, defendia: “Não basta pedir paz. É preciso vencer também as desigualdades”.

E não é por menos: jovens com idade entre 14 e 24 anos, negros e moradores de periferia, são as maiores vítimas da violência no Brasil. E foi justamente essa uma das perspectivas que pautaram o trabalho de pesquisa que precedeu a 1ª Caminhada pela Paz. Os estudantes perceberam que, além de interromper precocemente o futuro das vítimas e causar sofrimento aos familiares, a violência tem reflexos também na economia e aumenta a sensação de insegurança que encarcera os cidadãos em suas próprias casas, visto ser a rua um lugar pouco seguro.

Mas não só nas ruas se manifesta a violência, que pode fazer as suas vítimas até mesmo no visor do smartphone. E foi nesse sentido que o debate realizado no contexto da E.E. Padre Camargos contemplou também o jogo da baleia azul, suas causas, consequências e formas de combatê-lo.

O projeto Vida Longa, que buscou desenvolver ações de valorização da vida e em prol da cultura da paz, teve caráter interdisciplinar, contando com a participação da equipe pedagógica e de professores empenhados na construção de um ambiente pacífico na escola e no meio em que ela está inserida. O professor Daniel Silva defende que o envolvimento de diversos setores da sociedade é fundamental para o combate à violência e a promoção da cultura da paz, o que torna obrigatório o tratamento dessas questões no contexto escolar.

Referências

PROJETO Vida Longa realiza a 1ª Caminhada pela Paz no Riacho. O Tempo Contagem, 14 jul. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/L98LGQ>. Acesso em: 29 out. 2017.

PROJETO Vida Longa realiza a 1ª Caminhada pela Paz no Riacho. O Tempo Contagem, Contagem, ano VI, n. 706, 14 a 20 jul. 2017. Brasil, p. 8. Disponível em: <https://goo.gl/pcrebg>. Acesso em: 29 out. 2017.
__________
Texto: Alex Gabriel da Silva
Foto capa: O Tempo Contagem/Divulgação
Fotos: E.E. Padre Camargos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!