.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quinta-feira, 26 de abril de 2018

II Encontro de Formação Continuada para Especialistas Escolares


Nos dias 16, 17 e 18 de abril, a Diretoria Educacional – DIRE B deu continuidade ao ciclo de formação, realizando o II Encontro com Especialistas da Educação Básica de sua jurisdição. Esse encontro teve como foco o “Planejamento e Organização de Projetos” da escola à luz das discussões do Programa de Convivência Democrática, dos Itinerários Avaliativos e dos dados de desempenho dos alunos oriundos das avaliações internas e externas.
A Diretora Educacional, Fátima Maria Gonçalves, abriu o encontro com as boas vindas e retomou alguns temas discutidos no encontro anterior, numa perspectiva de sequenciação das ações formativas, ressaltando a função estratégica e articuladora inerente à função da(o) especialista.

As servidoras Kátia Liliane Alves Canguçu e Simone Cristina da Silva, analistas da Diretoria Educacional – DIRE B, conduziram, respectivamente, a formação sobre os Itinerários Avaliativos e o Programa de Convivência Democrática, destacando a importância de quaisquer projetos estarem afinados com o PPP da escola.

Foram dados subsídios para propiciar o debate, o reconhecimento e a valorização da diversidade no ambiente escolar, análise e construção coletiva de um plano de ação interno com foco na melhoria e consolidação do processo de ensino-aprendizagem alinhados ao Projeto Político Pedagógico (PPP), que é a expressão da autonomia da escola no sentido de formular e executar sua proposta de trabalho, tendo como objetivo central identificar e solucionar problemas que interferem no processo de ensino aprendizagem.

Além do enfoque pedagógico, foi trabalhada a ideia da árvore como metáfora da estrutura organizacional da escola, a exemplo da construída pela DIRE B, na perspectiva de se perceber a escola como um sistema organizacional dinâmico e eficiente. Assim, os participantes foram motivados a refletirem sobre seu papel dentro da instituição, observando leis, resoluções e todos os documentos que orientam as especificidades de cada modalidade de ensino, programas, ações desenvolvidas no ambiente escolar e a inter-relação entre eles.
___________
Texto e foto: Equipe da Diretoria Educacional - DIRE B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!