.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Oriundos da Escola de Governo, novos servidores iniciam atividades na B


Graduados em Administração Pública em dezembro/2016 pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, Bárbara, Felipe e Ivan são os novos integrantes da SRE Metropolitana B desde o início do mês de janeiro.

A formação dos novos servidores da casa contempla noções gerais sobre orçamento público e finanças, planejamento, políticas públicas, gestão governamental, direito administrativo, dentre outros temas ligados à Administração Pública. Tal graduação é a última etapa do concurso público para provimento no cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG – da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais – SEPLAG MG.

Os colegas chegaram à Metropolitana B com o intuito de ajudar a casa no que tange ao planejamento e gestão das ações, processos, projetos, promoção de capacitações e demais atividades setoriais. Nomeados em novembro/2017, os egressos da Escola de Governo realizaram treinamento inicial no órgão central da Secretaria de Estado de Educação – SEE MG – e em seguida foram alocados tanto no próprio órgão central quanto nas três SREs metropolitanas e nas seguintes SREs do interior do estado: Uberlândia, Montes Claros, Teófilo Otoni, Governador Valadares, Diamantina, Januária e Almenara.


A proposta conjunta entre SEPLAG e SEE para a chegada dos novos servidores é a criação do Núcleo de Planejamento nas SREs em questão, instituído por meio da Resolução SEE nº 3662/2017, que estabelece orientações e diretrizes para o fortalecimento das atividades de planejamento e gestão nas regionais da Educação. Tal iniciativa pretende oferecer suporte aos Gabinetes das SREs, alinhando ações governamentais com a estratégia do Governo, apoiando as diretorias quanto à elaboração do planejamento das unidades, melhoria e desenvolvimento de processos e projetos e da comunicação, por exemplo.

Durante as primeiras semanas do ano, os três colegas puderam conhecer de maneira geral os setores da Superintendência, as atividades realizadas pelas diretorias e alguns servidores. Entre uma conversa e outra, um breve diagnóstico começou a ser desenhado, elencando as principais dificuldades da casa e os gargalos que merecem atenção especial. Atualmente divididos entre as três diretorias, poderão acompanhar de perto os processos e atividades desempenhadas por cada núcleo de trabalho. Bárbara é responsável pelo acompanhamento do Gabinete, DIRE A e DIRE B, ao passo que Felipe e Ivan acompanham a DAFI e a DIPE, respectivamente. Cabe lembrar que o desenvolvimento dos trabalhos é complementar, tendo em vista que muitas demandas se assemelham ou se cruzam entre os setores.

Além das atividades mais voltadas à gestão, uma demanda recorrente entre todas as diretorias é a capacitação dos servidores, em diversas áreas de conhecimento, temática que também será desenvolvida pela equipe do Núcleo de Planejamento. A princípio, as capacitações serão voltadas ao aperfeiçoamento do trabalho de diretores de escolas e membros dos Colegiados Escolares. Além disso, posteriormente, serão trabalhados temas na área de gestão de pessoas, como relacionamento interpessoal e clima organizacional, bem como direito administrativo.

Para finalizar, os novos colegas reiteram: “Estamos à disposição da casa no que pudermos ajudar: seja melhorando a comunicação interna e com o órgão central, mapeando processos complicados como o atendimento do pessoal, pensando em alguma medida cabível, estruturando informações gerenciais e, principalmente, aprendendo todos os dias sobre o universo da Educação e do Serviço Público com os colegas”.
__________
Texto: Bárbara, Ivan e Felipe
Fotos: SRE Metropolitana B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!