.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Diretoria de Pessoal realiza capacitação dos membros dos colegiados escolares da jurisdição da Metropolitana B


Nos meses de setembro e outubro de 2017, por iniciativa da Diretoria de Pessoal (DIPE) e em parceria com a Divisão de Gestão de Pessoal (Digep), o projeto “Interação” teve início com a participação da equipe do Colegiado Escolar da Superintendência Metropolitana B.

“O projeto tem o objetivo de interagir todos os membros dos Colegiados Escolares, bem como promover a participação destes nas ações que implicam a gestão escolar”, ressalta Udelma Almeida Ramalho, Diretora de Pessoal.


O projeto “Interação” abre portas para que os Colegiados Escolares aprimorem conhecimentos, troquem experiências, esclareçam dúvidas e minimizem conflitos, assim como permite um melhor diálogo com a Superintendência. Para tanto, a equipe se vale da capacitação como estratégia inicial e ferramenta para fortalecer a parceria para uma caminhada comum entre Superintendência e Colegiados.

Com o objetivo de fomentar a atuação dos colegiados escolares por meio da elaboração de material didático específico e formação continuada, presencial e a distância, são promovidas ações de capacitação para seus membros. Esse momento de formação é uma das ações desenvolvidas pela SRE no intuito de contribuir para o desenvolvimento dos colegiados, propiciando a reflexão e o debate sobre suas ações e competências nas escolas da rede estadual, com o objetivo de construir, fortalecer e consolidar uma gestão mais democrática.

Aos conselhos escolares cabe deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola, além de participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico, analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propor sugestões, acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e mobilizar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação, como prevê a legislação. Para tanto, a ação de formação tem por objetivo a capacitação dos membros dos colegiados escolares no sentido de aprimorar competências e melhor qualificar sua atuação de forma que participem efetivamente da gestão escolar.

Essa estratégia de ação se traduz em encontros presenciais com a realização de palestras, rodas de conversa e oficinas, onde é trabalhado material didático pedagógico elaborado especificamente para essa finalidade de forma dialógica com vistas a construir e reforçar conhecimentos acerca do fazer diário dos colegiados escolares.

”A proposta de trabalhar com pequenos grupos de municípios geograficamente próximos em Escolas Polo e com a participação de um número menor de membros por Colegiado, proporcionou maior interatividade, proximidade e abertura para lidar com as situações cotidianas vivenciadas pelos Colegiados”, acrescenta a Supervisora da Divisão de Gestão de Pessoal, Léa Silvia da Cunha Parreiras.

A equipe deste projeto, além da Diretora e Supervisora de Pessoal é composta pelas servidoras Monalisa Teles, Silvana Estanislau e Silvia Fernandes, que têm participação ativa neste processo e observam que a proximidade que o projeto traz permite aos membros construir mais segurança nas ações dos Colegiados Escolares, bem como harmonizar e otimizar os relacionamentos interpessoais a fim de alcançar o sucesso de resultados.

Ademais, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), ofertou cinquenta vagas para o Curso de Formação de Conselheiros Escolares, na modalidade online, no período de 03/09/2017 a 22/11/2017, como parte das ações do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares para membros dos Colegiados Escolares sob jurisdição da SREB que participaram sob a tutoria de Silvia Fernandes, cuja proposta se enquadra dentro das perspectivas do projeto “Interação” da DIPE/Digep.

Agradecimentos

Agradecemos aos membros dos Colegiados que participaram da Capacitação 2017, com especial agradecimento às escolas que sediaram esta ação cedendo o espaço escolar: E.E. Domingos Justino Ribeiro (Mateus Leme), E.E. Professor Ernesto Carneiro Santiago (Sarzedo), E.E. Professora Maria de Magalhães Pinto (Igarapé), E.E. Professora Geralda Eugênia da Silva (Igarapé), E.E. Teófilo Alves Silva (Esmeraldas), E.E. Visconde de Caeté (Esmeraldas), E.E. Helena Guerra (Contagem), E.E. Deputado Simão da Cunha (Contagem), E.E. Conselheiro Afonso Pena (Betim), E.E. Desembargador Rodrigues Campos (Belo Horizonte), E.E. Lúcio dos Santos (Belo Horizonte), E.E. Odilon  Behrens (Belo Horizonte), E.E. Maurício Murgel (Belo Horizonte) e E.E. Padre Matias (Belo Horizonte).

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” (Paulo Freire)
__________
Texto: Equipe da DIPE/Digep
Imagem capa: freepik.com
Foto: Equipe da DIPE/Digep

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!