.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quinta-feira, 29 de junho de 2017

Alunos da E.E. Newton Amaral viajam pela história das profissões


Os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Newton Amaral, acompanhados dos professores André Câmara e Cássia Diniz, tiveram a oportunidade de visitar o Museu de Artes e Ofícios (MAO), localizado no Centro de Belo Horizonte. A visita é parte do projeto liderado pela Professora Cássia, com colaboração da pedagoga Rejane Alzamora. O projeto teve como objetivo mais amplo proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer e refletir sobre o universo do trabalho no passado e no presente, discutindo sobre as profissões e as escolhas no futuro.

A atividade aconteceu em três etapas distintas: um primeiro momento de leitura, compreensão e produção textual, bem como de discussão acerca do cenário atual no que tange ao mundo do trabalho; um segundo momento compreendido pela visita ao Museu, quando se promoveu a reflexão sobre o futuro de algumas profissões a partir de um olhar para o passado; e um terceiro momento de desenvolvimento de liderança e utilização dos recursos tecnológicos.

Para esse terceiro momento, a turma foi organizada em sete grupos de trabalho. Os grupos 1, 3, 4 e 5 ficaram responsáveis pela produção de um vídeo contando as experiências e aprendizados proporcionados quando da visita ao MAO, cada vídeo tendo um público-alvo específico. O grupo 2 ficou responsável pela criação de um painel para exposição na entrada da escola com as fotos mais significativas da visita. Os componentes do grupo 6 criaram um boletim informativo apresentando um pouco das experiências vividas durante a visita, ao passo que o grupo 7 criou também um painel, mas para exposição em sala de aula, além de haver sido incumbido de recolher dez depoimentos de colegas sobre a experiência e aprendizado com a visita ao museu, apresentando-os no mesmo painel.


Os relatos a seguir apresentados fazem parte dos registros feitos no boletim produzido pelo grupo 6, que teve como autores os discentes Danielle Brito, Renan Gonçalves, João Carlos e Larissa Almeida.

O aluno Renan Gonçalves, de 15 anos, integrante da Edição do Boletim, define como “fantástica e encantadora” a sua ida ao museu, que lhe possibilitou conhecer, por exemplo, as ferramentas, vestes e histórias dos tropeiros. A aluna e líder da Edição do Boletim, Danielle Brito, de 14 anos, por sua vez, afirma haver “amado” conhecer o surgimento de cada ofício apresentado, bem como a história de cada peça. O MAO já se tornou um espaço ao qual a aluna pretende retornar sempre que tiver oportunidade.

Para a jovem Luana Vitória, de 14 anos, a visita foi muito interessante, visto que o espaço, fascinante para ela, abriga e difunde um acervo representativo de tudo o que aconteceu no passado do universo do trabalhador. Já a aluna Ellen Cristina, de 15 anos, viveu uma incrível experiência ao se ver maravilhada com a vagem ao passado proporcionada pelo MAO mesmo não gostando de História. Para ela, foi um grande aprendizado saber o que os seus antepassados foram escravizados, viveram e produziram ao longo da vida. Ellen é mais uma discente que pretende voltar em breve ao MAO.


Na condição de líder da edição do boletim, a aluna Danielle, em nome de toda a turma, agradeceu à equipe do MAO pela oportunidade, em especial aos monitores Glays e Rafael, que, uma vez responsáveis pelos grupos, lhes apresentaram a origem de cada material apresentado, esclarecendo-lhes cada detalhe. Os agradecimentos contemplaram ainda os Professores André Câmara e Cássia Diniz, que acompanharam a turma e organizaram a visita junto à direção escolar, representada na pessoa da Profa. Jussara Rodrigues Soares de Melo.

O compromisso com o autodesenvolvimento, integrando teoria e prática; o desenvolvimento da expressão e comunicação compatíveis com cada etapa do projeto; o desenvolvimento da capacidade para elaborar, implementar e consolidar cada etapa dos projetos e a capacidade de promover a comunicação no ambiente escolar e externo foram algumas das competências desenvolvidas ao longo de todas as etapas do projeto, que encerrou-se com a apresentação para os pais, professores e alunos das demais turmas.


Inaugurado em 13 de dezembro de 2005, o Museu tem caráter permanente, e seu acervo traz ferramentas, utensílios e equipamentos feitos com matérias-primas diversificadas (couro, madeira, ferro etc.) referentes a várias áreas do conhecimento, revelando assim as condições sociais dos trabalhadores que manejavam esses instrumentos em diferentes épocas. O MAO está localizado na Pça. Rui Barbosa 600 (Praça da Estação), no Centro de Belo Horizonte, podendo ser verificado no site os horários para visitação: http://www.mao.org.br/.
__________
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: E.E. Newton Amaral



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!