.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


sexta-feira, 19 de maio de 2017

Trabalhos de alunos da Educação Especial são pré-selecionados para compor painel


Professores da Educação Especial e toda a equipe envolvida desenvolvem atividades pedagógicas com seus alunos da Educação Especial, elaborando trabalhos de pinturas em telas, desenhos diversos, poesias, fotografias, dentre outras. No mês de maio de 2017, Maria Rosana de Pompéia Francisco Gama (Coordenadora do Eixo: Diversidade e Inclusão/Educação Especial), solicitou as escolas que enviassem alguns desses trabalhos para serem pré-selecionados e enviados à DESP (Diretoria de Educação Especial), onde, juntamente com outros trabalhos de todo o Estado, serão novamente selecionados para fazerem parte de um painel na sala da Diretoria da DPPE (Diretoria de Políticas de Educação Especial).

Recebemos inúmeros trabalhos, todos muito criativos cuja imaginação, veio artístico, cultural e a sensibilidade se fazem fluir. Essas atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento das funções como as psíquicas superiores e para o acesso aos valores e bens culturais como postula Vygotsky (1991). Por serem um processo de interação, ganham força e significado, contribuindo para a participação social, tornando-se, assim, uma atividade concreta e enriquecedora no que se refere ao universo cultural dos alunos. Ainda, o lúdico é muito importante para o desenvolvimento integral de todos os alunos e, sobremaneira, contribui para o processo educacional dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais.

Nesse sentido, experiências lúdicas na sala de aula propiciam aos alunos participação, imaginação e criatividade, desenvolvendo autonomia que são fundamentais para o processo de constituição do conhecimento e da formação humana. Para a Diretora Pedagógica da Metropolitana B, Fátima Maria Goncalves, "esse foi mais um instrumento motivador de trabalhos exitosos dos alunos da Educação Especial".

Fonte: VIGOTSKI, L. S. (1991) A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes.
__________
Texto: Equipe Pedagógica da Diretoria Educacional - DIRE B
Fotos: SRE Metropolitana B








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!