.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

GCompris: tecnologia fazendo a diferença na educação



GCompris é um conjunto interdisciplinar de aplicativos que pode ser utilizado em disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Artes e Geografia. Ele é indicado para a utilização de alunos do Ensino Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A utilização desse software na prática pedagógica do professor foi idealizada com o objetivo de levar ao conhecimento dos professores a possibilidade de utilizar softwares educacionais como material complementar às suas aulas, proporcionando ao aluno novas maneiras de assimilar e visualizar a prática dos conteúdos ministrados em sala de aula. É considerável a diversidade de atividades e propostas educacionais apresentadas no contexto do GCompris, que tem se mostrado muito eficiente nas salas de aulas digitais.

Nesse sentido, a equipe pedagógica do NTE da SRE Metropolitana B, em parceria com a equipe da Educação Integral, estão proporcionando a Oficina GCompris para os servidores de todas as escolas que aderiram a Educação Integral, bem como para os(as) especialistas das escolas de ensino regular. O objetivo é que esses servidores possam, em seus módulos, repassarem a oficina para os demais professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


NTE e Educação Integral juntos no II Seminário de Helena

As Equipes Pedagógicas do Núcleo de Tecnologias Educacionais e da Educação Integral da SRE Metropolitana B participaram do II Seminário de Currículo de Formação de Professores da Educação Integral promovido pela Fundação Helena Antipoff em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEEMG). O seminário, ocorrido em 22/10, teve como tema “Formação Curricular e Formação Permanente: desafios de uma educação integrada e dialógica”.

Na oportunidade, as equipes supracitadas ministraram a Oficina “GCompris – Jogos de Matemática e Português” para os professores e professoras do Pólo. Durante a oficina, foram apresentadas estratégias metodológicas utilizando jogos de matemática e língua portuguesa, possibilitando aos professores mais uma ferramenta pedagógica a ser utilizada com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse ambiente de aprendizagem, em que o aluno tem acesso a ferramentas multimídia educativas, é possível abordar diversos conteúdos das disciplinas, permitindo ao professor, quando usuário da ferramenta, tornar-se agente socializador de todo o processo.
__________
Texto: Alex Gabriel da Silva
Fotos: NTE SRE Metropolitana B








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!