.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

E. E. Maurício Murgel é selecionada para integrar a delegação do Brasil para o QUANTA



Devido ao excelente desempenho dos estudantes da E. E. Maurício Murgel na edição brasileira da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2016, a instituição de ensino recebeu, em agosto, um comunicado do Programa de Olimpíadas da Rede POC, organizador oficial da olimpíada no Brasil. O comunicado informava sobre a seleção da escola para integrar a delegação do Brasil para 22nd International Competition for Science, Mathematics, Mental Ability and Electronics – QUANTA 2016, a ocorrer entre 17 e 20 de novembro de 2016 na cidade de Lucknow, India. Essa olimpíada é uma iniciativa da Associação Mathématiques Sans Frontières e da Academie de Strasburg do Ministério de Educação da França, com apoio no Brasil da Embaixada da França e do Consulado Geral da França em São Paulo.

“O convite para participar deve-se à medalha de prata obtida nas Olimpíadas Internacionais Matemática sem Fronteiras, competição internacional que reúne mais de vinte países. A premissa para participar dessa competição é que trata-se de uma Olimpíada inclusiva pois participam todos, não é só para quem é bom em matemática”, conta o Professor de Matemática e atual vice-diretor Cristiano de Sousa Rodrigues, certo da contribuição dessa ação para a formação dos discentes. “A participação contribui substancialmente para a formação e para aumentar o interesse dos alunos no estudo dessa disciplina”, declara o professor. Os alunos da escola também participaram e participam neste ano da Olimpíadas Brasileiras de Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), Olimpíada Mineira de Matemática (OMM) e Olimpíada Brasileira de Física de Escolas Públicas (OBFEP).

O QUANTA é uma competição em equipe aberta para estudantes da Educação Básica de todo o mundo. Seu objetivo é estimular o interesse pela Ciência, Matemática e suas aplicações, desenvolver o pensamento científico e as habilidades de comunicação e de trabalho em equipe. O evento é um dos mais respeitados no continente asiático e é uma iniciativa da City Montessori School, uma das escolas mais renomadas da Índia e a maior do mundo em número de estudantes.


O Prof. MSc. Ozimar da Silva Pereira, diretor acadêmico da Rede POC e coordenador da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras no Brasil, não só assinou tal comunicado, como também esteve presente na E. E. Maurício Murgel. Sua visita teve como objetivo a discussão de temas diversos, como: participações de escolas públicas brasileiras em anos anteriores; país onde ocorrerá o evento; países participantes, estadia, transporte, modalidades de disputa no evento (debate, quiz matemática, quiz científico, habilidade mental, robótica); City Montessori School sede do evento; documentação; passagens aéreas; inscrição do evento.

Para participação no QUANTA, a equipe da escola deve ser constituída de 3 profissionais da escola e 7 alunos. Para que a Turma 3ºFM possa fazer parte da delegação brasileira, foi apresentada solicitação à Secretaria de Estado de Educação através da SRE Metropolitana B.

Depoimentos

A Professora Sônia Marinho Amaral de Resende, Diretora da escola, menciona a honra e orgulhoso diante do resultado obtido pelos alunos da turma 3ºFM nas Olimpíadas Internacionais de Matemática. “A escola vem se destacando em alunos medalhistas na OBMEP e temos constatado maior interesse em participação em outras modalidades”, conta ela. “O convite para a nossa escola encaminhar uma delegação de alunos e professores para um grande evento de competição na Índia nos motivou a buscar recursos para concretizar a participação, que proporcionaria aos nossos alunos uma capacidade de sonhar alto e ir à luta”. A Professora Sônia considera ainda que a participação oportunizaria aos alunos indicados um currículo diferenciado e o conhecimento de uma cultura de extremos. Nesse contexto, os discentes deixariam um legado, um exemplo aos demais alunos, atribuindo valor ao nome da instituição que escolheram para estudar e trabalhar. “Encaminhar a delegação representando a Escola Estadual Maurício Murgel para a Índia é a nossa meta e o que esperamos do nosso governo mineiro”, apela a Diretora.

Para o Professor de Matemática Ademir de Oliveira Lima, a seleção da escola pode ser tomada como um reconhecimento da dedicação e esforço da instituição de ensino, bem como uma forma de valorização do professor, dos alunos, da escola, da SEE-MG e do Estado. “Ser professor da turma medalhista muito me honrou e proporcionou momentos de reflexão sobre a responsabilidade e compromisso com os nossos jovens. É surpreendente conhecer o resultado decorrente de um trabalho coletivo e proporcionar sonhos jamais imaginados”. O Professor Ademir fala sobre as suas expectativas de estar na Índia, acompanhando e incentivando uma geração de talentos a sobressair em suas competências e habilidades, representando a escola e, por extensão, a educação mineira, ao lado de outros docentes.

"A próxima fase [do QUANTA 2016] se aproxima e o desejo de participar aumenta cada vez mais, visto que será um marco incrível e inédito”, declara o aluno da turma 3ºFM, Charles Rodrigues Andrade Filho, para o qual a participação se configuraria como algo marcante. “Para mim, será uma experiência acadêmica, cultural e profissional inigualável, algo que levarei comigo para o restante de minha vida”. O jovem menciona ainda a importância que a participação na edição internacional tem para a escola, para a qual será um orgulho e um prestígio enorme saber que seu ensino foi e é capaz de estar entre um dos melhores, além de ser responsável por abrir novas portas às gerações seguintes. Ademais, Charles considera que este momento seria um marco incrível também para o governo, principal responsável por tornar mundialmente conhecida a qualidade de seu ensino, além de poder divulgar o seu amplo investimento na educação, seja ela dentro ou fora de nossas fronteiras.

A Rede POC

A Rede POC é uma instituição privada de intercâmbio científico juvenil cuja missão é promover a excelência na educação através do estímulo ao interesse pela Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2000 seleciona, orienta, acompanha ou prepara estudantes brasileiros para olimpíadas, feiras, escolas avançadas, summer courses e fóruns nos seguintes países: África do Sul, Argentina, Alemanha, Austrália, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Coréia do Sul, Costa Rica, Eslováquia, Índia, Indonésia, Itália, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Suíça e Suécia.


As orientações para participação podem ser acessadas através do endereço link http://www.redepoc.com/quanta2016.pdf.

___________
Texto: Alex Gabriel da Silva
Foto capa: E. E. Maurício Murgel
Imagens: Rede POC e Matemática Sem Fronteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!