.:: AVISO IMPORTANTE: ATENDIMENTO NA SRE METROPOLITANA B SOMENTE ÀS TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS - FIQUE ATENTO ::.


quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Seminário discutirá o Plano Estadual do Livro


O grupo de trabalho do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais, que reúne representantes das secretarias de estado de Educação (SEE), de Cultura (SEC) e da sociedade civil, promove, na próxima sexta-feira (09/9), o seminário “O Plano Estadual do Livro que queremos”, das 8h30 às 17h30, na sala de cursos do Anexo Professor Francisco Iglésias, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa - Rua da Bahia, 1889 - 2º andar.

O objetivo do encontro é trazer ao debate especialistas nos objetos dos quatro eixos norteadores do Plano: Democratização do acesso; Fomento à Leitura e Formação de Mediadores; Valorização institucional da leitura e incremento do seu valor simbólico; Desenvolvimento da economia do livro e, assim, contribuir para elucidar questões, apontar caminhos e apresentar novidades e informações que possam agregar valor ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo.

Segundo Luana Carvalho, uma das representantes da SEE no grupo de trabalho, “a proposta do seminário procura refletir com convidados externos sobre os quatro eixos norteadores e, além de alimentar de ideias o grupo de trabalho, mobilizar a sociedade civil para que participe efetivamente de sua construção”.

Para Lucas Guimaraens, superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, o seminário é produtivo para essa etapa de elaboração. “Será um momento de reflexão sobre os eixos temáticos que orientam as discussões do Grupo de Trabalho para a elaboração do Plano. A partir da visão do palestrante, especialista em cada assunto proposto, poderemos identificar atores importantes no setor, além de antecipar possíveis problemas e debater sobre linhas de ação fundamentais a serem consideradas para a construção do documento final.”

O seminário é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (31) 3269-1256, ou pelo e-mail: clarissa.gonzaga@cultura.mg.gov.br.

Confira a programação do seminário

EIXO 1 - Democratização do acesso: Marina Nogueira e Marília Paiva – 9 às 10:30
EIXO 2 - Fomento à Leitura e Formação de Mediadores: Rosana Mont'Alverne – 11 às 12:30
EIXO 3 - Valorização institucional da leitura e incremento do seu valor simbólico: Fabíola Farias – 14 às 15:30
EIXO 4- Desenvolvimento da economia do livro: Marcus Teles – 16 às 17:30
A abertura do seminário será às 8:30

Currículo dos seminaristas

Marina Nogueira

Doutoranda e mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG, possui graduação em Biblioteconomia pela UFMG (2002) e graduação em Psicologia pela FEAD (2012). Atualmente é Bibliotecária da Biblioteca Central da UFMG e coordenadora do Espaço de Leitura. Atuou como Diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais (2013-2016), Coordenadora da Hemeroteca Histórica de Minas Gerais (2010-2013) e Coordenadora das bibliotecas escolares do Colégio Pitágoras- Cidade Jardim (2006-2007).

Marília Paiva

Doutoranda em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde cursou a graduação em Biblioteconomia (2004) e Mestrado em Ciência da Informação (2008). Atualmente é professora assistente da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, ministrando disciplinas para os cursos de graduação de Arquivologia e Biblioteconomia. Suas áreas de interesse são: políticas públicas de informação para arquivos e bibliotecas; bibliotecas públicas e escolares; comunicação científica.

Rosana Mon’alverne

Bacharela em Direito pela UFMG, é Mestre em Educação pela UFMG, especialista em “Arte-Educação: da palavra oral à escrita” pela PUC/MG, e contadora de histórias profissional desde 1995. É sócia-fundadora do Instituto Cultural Aletria (2005), professora dos cursos de formação de narradores e mediadores de leitura, editora-chefe da Aletria e autora de três livros infantis. Atualmente, é Coordenadora-Geral do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais como representante da sociedade civil, e exerce o segundo mandato como Presidente da Câmara Mineira do Livro (2014/2016 e 2016/2018).

Fabíola Farias

Fabíola Farias é graduada em Letras, mestre e doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É coordenadora da rede de bibliotecas públicas e dos projetos para a promoção da leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Marcus Teles

Nascido em Dores do Indaiá, MG em 07 de julho de 1966, é diretor da Câmara Brasileira do Livro e diretor da Associação Nacional de Livrarias. Também é presidente da rede das Livrarias Leitura, onde iniciou suas atividades nos anos 80. Casado com Cláudia, pai de Pedro e Mateus.
O plano deverá valorizar alguns fatores identificados pela UNESCO como “necessários para existência expressiva de leitores em um país”: o livro deve ocupar destaque no imaginário nacional, sendo dotado de forte poder simbólico e valorizado por amplas faixas da população;
- devem existir famílias leitoras, cujos integrantes se interessem vivamente pelos livros e compartilhem práticas de leitura, de modo que as velhas e novas gerações se influenciem mutuamente e construam representações afetivas em torno da leitura;
- deve haver escolas que saibam formar leitores, valendo-se de mediadores bem formados (professores, bibliotecários, mediadores de leitura) e de múltiplas estratégias e recursos para essa finalidade.
Para tanto, recomenda a UNESCO, o acesso ao livro deve ser garantido, com disponibilidade de número suficiente de bibliotecas e livrarias e que tenha preço acessível a grandes contingentes de potenciais eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar aqui os seus comentários, mas esclarecemos que antes da publicação todos os posts são analisados pelo moderador do blog. Obrigado!